Aqui está o que os especialistas têm a dizer.

Nada é tão agradável sob seus pés descalços quanto um tapete macio e aconchegante. Mas e se você nunca conseguir limpar seus tapetes? Quão sujos eles ficarão e, mais importante, podem se tornar um risco à saúde?

De acordo com os especialistas, não é tanto o tapete em si que pode te deixar doente, mas o que ele pode acumular, o que pode agravar problemas de saúde já existentes, como alergias e asma. “Os tapetes acumulam pólen, alérgenos de animais de estimação, ácaros, esporos de mofo e alérgenos de produtos de limpeza”, afirma Corrina Bowser, médica alergista da Bryn Mawr Medical Specialists Allergy and Immunology. “Tudo o que está no ar eventualmente vai cair sobre os tapetes.”

Abaixo, especialistas, desde médicos até profissionais de limpeza, compartilham como limpar tapetes para prolongar sua durabilidade, melhorar sua aparência e evitar que você sofra um ataque alérgico.

como limpar tapete

com ref. de: House Building

O que acontece se você não limpar os tapetes?

Além de pólen, mofo e alérgenos, seu tapete pode acumular muitos outros tipos de sujeira. “O pó que se acumula nos tapetes é composto por partículas que estavam no ar, mesmo que por pouco tempo, antes de se assentarem”, explica Brian T. Buckley, PhD, diretor executivo do Environmental and Occupational Health Sciences Institute da Rutgers Global Health Institute. “Partículas de fumaça, partículas de solo, lascas de tinta da parede e até mesmo a pele que você descama podem se tornar parte do pó armazenado no seu tapete.”

Limpar pode remover boa parte dessa sujeira e também ajuda a prolongar a vida útil do tapete. “Quando os tapetes são novos, as fibras estão torcidas juntas”, diz Tyler Brown, presidente da J & R’s Carpet Cleaning. “Com o tempo, especialmente nas áreas onde seus pés pivoteiam, essas fibras se separam, dando ao local um aspecto sujo e desgastado. Quanto mais você mantém a limpeza, menos provável é que isso aconteça.”

É importante lembrar que muitas empresas de tapetes oferecem garantias que só são válidas se os tapetes forem limpos com o método de extração de água quente pelo menos uma vez ao ano, diz Brown. Leia as condições e entenda os requisitos necessários para garantir que sua garantia permaneça válida e siga essas recomendações.

como limpar tapete
como limpar tapete

com ref. de: House Building

Com que frequência devo limpar meus tapetes?

Isso depende de vários fatores, como o nível de movimentação da sua casa e se você tem crianças ou animais de estimação. Como regra geral, a maioria dos especialistas recomenda uma limpeza profissional pelo menos uma vez por ano. Mas, se você tem animais de estimação que trazem sujeira ou crianças que derrubam cereal no chão, talvez seja necessário fazer isso com mais frequência. “Com animais ou crianças, você pode querer limpar os tapetes a cada seis meses”, afirma Brown.

Os tapetes fazem mal à saúde?

Não necessariamente, diz Bowser. Na verdade, os tapetes podem ter alguns benefícios, pois as fibras podem prender certos tipos de alérgenos do ar, tornando-os menos acessíveis. “Por exemplo, os alérgenos de animais de estimação são muito leves, então, se você tiver pisos de madeira, sempre que andar sobre eles, esses alérgenos são suspensos novamente no ar e inalados”, diz Bowser. “Se você usar um aspirador com filtro HEPA, pode remover esses tipos de alérgenos dos tapetes.”

E se eu não limpar meus tapetes?

Como já mencionado, além de pólen, mofo e alérgenos, pode haver muitos outros elementos no seu tapete. “O pó que se acumula é composto por partículas que estavam no ar, até mesmo por breves momentos, antes de se estabilizarem”, diz Buckley. “Partículas de fumaça, poeira do solo, fragmentos de tinta das paredes e até mesmo a pele que você descama podem se tornar parte do pó que o tapete armazena.”

A limpeza pode eliminar boa parte dessa sujeira e também ajuda a manter o tapete em boas condições. “Com o tempo, as fibras do tapete começam a se desgastar, especialmente nas áreas mais frequentadas, tornando a aparência do tapete suja e envelhecida”, diz Brown. Quanto mais você limpar o tapete, menos chances de isso acontecer.

Como posso limpar meus tapetes sozinho?

Sim, é possível, mas com alguns cuidados. Primeiramente, apesar do que você já viu em comédias de situação, nunca esfregue uma mancha de tapete com um pano molhado – isso pode danificar as fibras do tapete.

Você pode usar uma máquina de limpeza caseira para lidar com um derramamento ou mancha. Dica profissional de Brown: coloque a solução de limpeza (a que deve ser adicionada ao tanque) em um borrifador. Pulverize a mancha com o produto de limpeza, use a máquina de limpeza para umedecer a área com água limpa e, por fim, extraia a solução de sabão e água da área até não ver mais espuma. “Se você usar shampoo diretamente na máquina, estará basicamente fazendo um ‘shampoo’ no tapete e depois secando o shampoo nele, o que pode resultar em manchas marrons e problemas de sujeira, já que o tapete fica pegajoso devido aos resíduos do sabão”, explica Brown.

E sobre as máquinas de aluguel de limpeza de tapetes: elas geralmente contêm resíduos de limpezas anteriores, por isso devem ser evitadas, segundo Brown. Elas também não têm a potência das máquinas comerciais, então você não conseguirá remover a sujeira e os resíduos com a mesma eficiência.

Leia também: Como limpar porcelanato brilhoso

Como manter os tapetes limpos?

Aqui está um resumo das dicas dos nossos especialistas sobre como limpar tapete:

  1. Aspire regularmente, especialmente as áreas de maior tráfego. Isso evita que a sujeira se acumule e danifique as fibras do tapete.
  2. Use um aspirador com filtro HEPA. “Se você não capturar eficientemente as partículas, elas voltarão ao ar e o processo de depósito de partículas recomeçará”, alerta Buckley.
  3. Limpeza profissional regular. O ideal é limpar os tapetes de seis em seis meses a um ano, dependendo do quão ativa sua casa é e se há crianças ou animais.
  4. Mantenha os níveis de umidade baixos. Tapetes podem contribuir para o crescimento de micro-organismos e ácaros, especialmente em ambientes úmidos. Mantenha a umidade relativa abaixo de 40% para reduzir a presença de ácaros, diz Bowser.
  5. Contrate uma empresa de limpeza profissional. “A diferença entre uma máquina profissional e um limpador caseiro é a pressão e a sucção”, afirma Brown. As máquinas comerciais oferecem uma capacidade muito maior de extração de sujeira, sabão e água.
  6. Considere uma regra de “sem sapatos”. Isso impede que substâncias indesejadas, como metais pesados, sejam trazidas de fora para dentro da sua casa, o que pode ajudar a manter seus tapetes mais limpos.

com referência de: House Beautiful

0 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *