Aumente sua Eficiência na Limpeza Doméstica com Estas Dicas de Especialistas

Limpar a casa nem sempre é a nossa prioridade, convenhamos, e muitas vezes só queremos terminar logo essa tarefa e seguir em frente.

No entanto, sempre há algo para ser feito, não é mesmo? Desde o topo dos armários da cozinha até o chão da despensa. Acabamos recorrendo às mesmas técnicas de sempre, usando os mesmos produtos, mas será que não estamos cometendo erros na limpeza doméstica que nos fazem perder tempo?

Para esclarecer essa dúvida, vamos te mostrar quais são os erros mais comuns e como substituí-los por métodos mais eficientes. Afinal, sejamos sinceros: todos nós poderíamos começar limpando a cozinha com mais frequência, não é?

1. Não Planejar Com Antecedência

Todos nós já passamos por isso: aquela vontade de terminar as tarefas de limpeza doméstica o mais rápido possível. No entanto, dedicar alguns minutos para planejar previamente pode tornar o processo muito mais eficiente e até aumentar nossa motivação para limpar.

A falta de um planejamento para a rotina de limpeza doméstica é um erro comum que pode tornar suas tarefas mais difíceis. Sem um plano, você acaba pulando de uma tarefa para outra, desperdiçando tempo e energia desnecessariamente.

Para evitar isso, reserve 5 minutos para listar as tarefas de limpeza, definir blocos de tempo para cada uma e separar os materiais necessários.

Utilizar uma agenda pode ser uma ótima ideia para organizar essas tarefas.

2. Usar Aspiradores Recarregáveis

Os aspiradores portáteis são bastante atraentes, ocupam pouco espaço e são fáceis de manusear. No entanto, eles têm uma desvantagem: a bateria pode acabar no meio da tarefa, e a falta de sucção eficiente pode exigir mais tempo de limpeza e até pausas indesejadas para recarregar.

Para evitar esses contratempos, é importante pesquisar bem antes de investir em um modelo portátil. Se sua casa possui muitos carpetes, opte por aspiradores que sejam adequados para diferentes tipos de fibras, com uma sucção potente para garantir uma limpeza eficaz tanto em carpetes altos quanto baixos.

3. Escolher Produtos que Arranham ou Mancham

Um dos maiores erros na limpeza doméstica é o uso de produtos inadequados, como os abrasivos ou soluções muito fortes, que podem arranhar ou desgastar os acabamentos das superfícies, seja de imediato ou com o tempo.

Além disso, alguns produtos deixam marcas ou acúmulo de resíduos, prejudicando a aparência do ambiente.

Outro erro comum é aplicar o produto e começar a esfregar imediatamente. A maioria dos produtos de limpeza age de forma química, não mecânica, ou seja, é necessário deixá-los agir por um tempo, sem esfregar excessivamente.

Caso contrário, você pode perder mais tempo e energia, além de arranhar as superfícies ao tentar limpá-las rapidamente.

4. Ter Produtos Demais no Seu Estoque de Limpeza

É fácil se deixar levar pelo produto mais novo, aquele que promete limpar “tudo” na sua casa e tornar a vida mais fácil. No entanto, muitas vezes, essas promessas não passam de truques de marketing (existem vários desses produtos que são desaprovados pelos especialistas em limpeza) e, na prática, não cumprem o que dizem.

Como resultado, acabamos com um armário cheio de produtos que, em vez de ajudar, só acumulam poeira! Complicar demais o seu estoque de produtos de limpeza torna suas tarefas mais difíceis. Você perde tempo trocando de produto, lendo as instruções e, às vezes, ainda precisa de itens adicionais como esponjas e panos.

A recomendação dele é simplificar e usar limpadores multifuncionais, limitando o total de produtos de limpeza a no máximo cinco.

Leia também: como limpar o ralo da pia da cozinha

5. Limpar de Cima para Baixo

Esse é um erro bem comum que todos nós cometemos: focamos nas áreas ao nível dos olhos e no chão, mas esquecemos de olhar para cima.

Começar pela limpeza do chão é como tentar se secar depois de um banho enquanto ainda está debaixo da água. As migalhas, poeira e partículas de superfícies mais altas vão cair novamente.

O correto é trabalhar de cima para baixo – comece pelas prateleiras, balcões e aquelas teias de aranha nos cantos que você tem ignorado. Deixe a gravidade fazer seu trabalho e, assim, você só precisará limpar o chão uma vez. Eficiência é o segredo!

Com conteúdo de Homes & Gardens

0 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *